sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Em meu peito pulsa uma Cruz de Malta

Em meu peito pulsa uma Cruz de Malta


Por DANIEL PABLO
Direitos Reservados

Neste espaço criado para homenagear (sacanear) nosso nobre amigo Mateus, não poderíamos deixar de tecer algumas linhas sobre uma de suas maiores imperfeições, digo característica, a sua paixão pelo Clube de Regatas Vasco da Gama.
O menino Teteu se encantou pelo clube da Cruz de Malta no final de 1989, ano em que o Gigante da Colina conquistou seu segundo título nacional. Mateus não assistiu ao jogo decisivo em que o Vasco bateu o São Paulo em pleno Morumbi, mas se apaixonou quando viu nos dias seguintes as pessoas envergarem orgulhosas a camisa cruz-maltina, assistiu as reportagens na televisão, se deslumbrou com a história do time. Nascia aí uma grande paixão.
No ano seguinte, o narigudo passou a assistir a todos os jogos de seu novo amor, acompanhou em detalhes a campanha da equipe no campeonato carioca de 1990, e que bela campanha, o Vasco chegou a final como favorito, e Mateus estava lá, olhos vidrados e brilhantes, grudados na telinha, ansiando por assistir pela primeira vez uma conquista de seu time, mas, Gooollll do Botafogo! O Fogão ficou com a taça este ano. Mas Mateus não desanimou, muitas conquistas virão pensou ele.
E as conquistas realmente aconteceram. Nos anos seguintes o Vasco conquistou pela primeira vez três títulos seguidos, foi tri do carioca em 92/93/94. Só que Mateus não pode acompanhar os jogos decisivos desses triunfos, as finais são jogadas no domingo, bem no horário do novo programa de Silvio Santos, o favorito de Dona Gustinha, e como na casa só tinha uma televisão, e Caioca monopolizava o rádio escutando Tonico e Tinoco, só restou a nosso herói se deleitar com as vitórias nos dias seguintes, assistindo aos debates futebolísticos de meio-dia.
Mas o tempo passou a família prosperou e em 1996 conseguiram comprar uma segunda televisão. Que maravilha, agora Mateus vai conseguir ver ao vivo um título do Vasco, só que Gooollll do Flamengo. A taça foi para a gávea. Mas não tem problema, muitas conquistas virão, e com dois televisores Mateus vai assistir a todos os jogos.
Ano seguinte, o Vasco tinha um timaço, Edmundo estava no auge, e tinha vencido o primeiro jogo da final do carioca. Mateus estava confiante, tinha comprado um K-7 do É tchan  e já tinha ensaiado a dança da bundinha para comemorar mais este título, mas Gooolll do Botafogo!  A taça foi para General Severiano. Mas não tem problema, outras conquistas virão.
No mesmo ano, o cruz-maltino chegou a final do brasileirão. O animal tinha se sagrado o maior artilheiro em uma edição da competição, e iria jogar a final, mesmo tendo sido expulso no jogo anterior. Mateus estava muito confiante em frente a telinha, mas rola bola e a imagem e som desaparecem. "Oxi, a TV pifou? E justo agora, na final do Brasileiro, essa porra vai dar defeito! Que merda"! Irascível, Mateus, igualzinho ao Sr. Madruga, derruba o televisor no chão e o espatifa em mil pedaços. Após este ato alguém avisa que faltou luz. Quando esta volta Mateus ainda tenta ir na casa de Duca assistir o segundo tempo, mas Gustinha o deixa de castigo por ter destruído a televisão. Só no dia seguinte Mateus descobre que o Vasco foi campeão brasileiro. Mas não tem problema, outras conquistas virão.
E veio a maior delas, o Vasco chega a final da taça libertadores, e no ano do seu centenário, 1998. Foi um ano maravilhoso, muitas reportagens especiais sobre a história do clube, bela trajetória que chegaria ao ápice numa noite de quarta feira, com a conquista da América, e Mateus estava lá, prontinho para assistir. Mas a emoção foi muito grande, nosso amigo teve um ataque histérico, precisou ser sedado e passou uma semana numa clínica de repouso. Quando voltou, Caioca teve o maior cuidado em dar a notícia da vitória para o filho. Uma pena ele não ter assistido a esta final, mas não tem problema, vem aí o mundial, e essa conquista Mateus irá assistir.
E assistiu mesmo, nos meses em que antecederam o torneio intercontinental Mateus fez terapia com psicólogos, fez uso de calmantes (dizem que usava gardenal), se preparando para acompanhar a conquista máxima de seu clube do coração, só que Gooolll do Real Madrid. Não foi desta vez que o Vascão conquistou o mundo, mas não tem problema outras conquistas virão.
Mateus demorou mais de um ano para se refazer da derrota para os Madrileños, mas recobrou o ânimo com a chegada do Vascão em mais uma final, desta vez, em um mundial de verdade, com representantes de todos os continentes, organizado pela FIFA, e a decisão ia ser no Rio de Janeiro, casa do Cruz-maltino, chupa Real Madrid. Porém, Edmundo bate um penalty bisonhamente e o título fica com o Corinthians. Mas não tem problema, alguma conquista virá.
No final do ano 2000, o narigudo assistia desolado ao baile que seu amado Vasco tomava do Palmeiras na final da copa mercorsul. Era muita humilhação, ser tri-vice no mesmo ano, antes já tinha perdido o Mundial Fifa para o timão, e o carioca para o Flamengo. Não pode mais assistir, assim que o Verdão fez 3x0 desligou a TV e foi chorar na cama. No mesmíssimo instante que Mateus desligava a TV o Vasco marcava o primeiro dos quatro gols que faria, protagonizando uma virada espetacular em 15 minutos, ganhando o jogo (4x3), o título e a alcunha de time da virada. Mateus só soube disso uma semana depois.
No inicio de 2001, Mateus já ciente da super virada contra o porco, assiste empolgado aos primeiros lance da decisão entre Vasco e o surpreendente São Caetano, mas a televisão fica muda e sem imagem novamente. "Que merda, toda vez que o Vascão ta na final do campeonato brasileiro falta luz". O jeito é esperar a energia voltar. Só que desta vez não faltou luz, foi a televisão que pifou. Mas Mateus não sabia disso, ficou lá sentando esperando duas horas em vão e energia ser restabelecida. Só depois que acabou o jogo foi que ele percebeu o engano. Ainda conseguiu ver as derradeiras imagens da volta olímpica do Vasco, na outra TV. Uma pena não ter assistido a mais este título. Mas não tem problema, outras conquistas virão.
No mesmo ano, Mateus vibra e canta com a vitória diante do maior rival que ele assiste pela televisão, faltam poucos minutos para saltar o grito de campeão carioca, brado entalado em 99 e 2000. "O Vasco é o time da virada, pode perder duas finais seguidas, mas três? Nunca". Porém, gooollll do Pet! O Flamengo é campeão! O narigudo quase teve outro ataque histérico. Mas não tem problema, talvez alguma conquista aconteça.
Em 2003 o Vasco chega mais uma vez a final de um campeonato carioca, desta vez contra o Fluminense, que naquela época era uma bosta. O título tava no papo, mas Mateus não pode assistir a este triunfo, no outro dia tinha prova final, teve que abdicar do jogo. Ou passava na avaliação ou perdia na matéria, disciplina que era pré requisito para outras três do semestre seguinte. Teve que optar, pelos estudos, não viu seu time ser campeão do Rio pela 22ª vez. Mas não tem problema, outras conquistas virão.
Em 2006, o Gigante da Colina chega pela primeira vez a uma final de Copa do Brasil, e mais uma vez contra o arqui-inimigo. Mateus esfrega as mãos de prazer enquanto assiste ao jogo. Iria se vingar dos flamenguistas que ficavam lhe pirraçando. A mais de vinte anos que o seu time não perde um decisão nacional. "Ganhar carioqueta é fácil, quero ver ganharem do Vascão em brasileiro ou em CB". Mas ganharam. Gooollll do Flamengo, e vice de novo. Mas não tem problema, o importante é competir.
Nos anos seguintes, os resultados do Vasco foram pífios, nem em finais de turno do carioca o time conseguia chegar. Mas a paixão mantinha-se inabalável. Foi nesta época de vacas magras, que Mateus conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos: ter uma camisa oficial do Vasco. Em 2008 nosso herói compra pela internet a tão sonhada camisa do seu querido clube, no mesmo ano o Vascão é rebaixado pela primeira vez em sua história.
Mas, o sentimento não pode parar, a massa cruz-maltina  não abandou o clube, e com este apoio das arquibancadas o Vascou venceu a segunda divisão e voltou para a elite. Só que Mateus não acompanhou esta heroica epopeia, por recomendações médicas foi proibido de assistir aos jogos. O rebaixamento foi demais para ele.
Com o Vasco de volta a primeira divisão, Mateus se restabelece dos nervos, e agora com todos os recursos tecnológicos possíveis para acompanhar seu time do coração: dois televisores, com TV a cabo, PFC, computador, not-book, net-book e celular com internet, além de um radinho de pilha já sintonizado na emissora que transmite futebol, não tem mais como perder um lance. Agora, nada pode impedi-lo de assistir as conquistas do Vasco, e ele assiste, nos mínimos detalhes, a todas elas:  vice da taça Guanabara 2010, vice da taça-rio 2011, vice carioca 2011, vice brasileiro 2011, vice da taça Guanabara (de novo?) 2012, vice da taça-rio 2012, vice carioca de 2012, vice da campeonato de peteca, vice da....
- Êpa! Paratudo! Paratudo!
- Paratudo uma hora dessas Mateus? Não ta cedo demais para encher a cara?
- Não tou falando da bebida, tou mandando você parar tudo o que ce ta escrevendo.
- Mas por que? Tou escrevendo alguma mentira?
- Não, mas ta omitindo a ultima conquista do Vascão. Você so fala vice, vice, vice...,
- Ih, é mesmo, com tanto vice tinha me esquecido deste título. Perdão Mateus, irei falar dele agora.

E eis que em 2011 o Vasco volta ao lugar mais alto das competições nacionais com a conquista da Copa do Brasil, e Teteuzinho estava lá, em frente a telinha, acompanhando pelo lance a lance da internet, e com o radinho de pilha sintonizado na transmissão do jogo. Mateus está lá na sala de sua casa assistindo aos primeiros minutos da partida quando houve uma pancada na janela. Se assusta, outro golpe e a janela se abre adentrando por ela uma homem encapuzado e todo vestido de negro. Apavorado nosso herói tenta fugir pela porta, mas é impedido por dois outros homens, igualmente encapuzados, que por ela entravam. “O que isso? Estão me sequestrando”. Mateus tenta se desvencilhar das mãos que o agarram. Mas são três contra um. O jeito é gritar, pedir ajuda, mas antes que pudesse fazer isso, lhe dão uma injeção de sedativos. O narigudo apaga.
Duas horas e meia depois Mateus acorda. Não sabe onde está. Abre os olhos e nada enxerga. Há um saco em sua cabeça. Seus braços e pernas estão amarrados. Consegue apenas ouvir o celular de um dos seus captores que toca:
- Alô! Chefe!?
- Sim, sou eu. O jogo já acabou, ganhamos a copa do Brasil, podem soltar o pé-frio.
- Ok seu Eurico, vamos liberar ele agora.




8 comentários:

  1. Agora podem comentar como anônimos, não precisam mais ter conta no Google, LiveJournal, essas coisas.

    Por gentiliza, assinem os comentários.

    ResponderExcluir
  2. já diria Cid Moreira... "Mateus Jagger...."

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK Daniel sempre mais exagerado que o Cazuza. Mas curti pacas... Em relação ao início pelo meu perene amor pelo Vascão, eu tenho que contar um detalhe do passado negro de um colega nosso: eu só me tornei vascaíno por influência de um membro da galera, que torcia pro clube da Cruz de Malta antes de virar a casaca: Duca. Siiiimmmm, Duca foi vascaíno antes de ser palmeirense. Aliás, temos uma teoria que na verdade Terto torce na verdade é pro Clube dos 13 !!! (rsrsrsr) P.S: Corinthians campeão do mundo em 2000 o seu furico melado, Dan !!!! (rsrsr)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente é um passado negro, ser torcedor do Vasco kakakaak

      Excluir
  4. mateus se algum dia eu torci pro vasco foi pq nesse dia o vasco fazia a final do brasileiro contra uns dos times rivais do VERDÃO...no caso era os bambis em 89 3 os gambas em 2000..agora prove que eu fui vascaino um dia..isso tudo que vc escreve e fala e conto da carrochinha
    Terto Ribeiro(DUCA)

    ResponderExcluir
  5. Força, Vascão!
    Cuidado com o precipício.

    http://motordream.bol.uol.com.br/noticias/ver/2013/09/24/vejas-as-10-estradas-mais-perigosas-do-mundo

    ResponderExcluir
  6. sensacional. que tal publicar um livro com essas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos comentários Patrick. Quem sabe essas histórias são publicadas um dia.
      Ei, se tu quiser contar alguma resenha de Mateus aqui no blog, fique a vontade, manda para o email: cachorrosuavida@gmail.com que a publicaremos com os devidos créditos.

      abraços!!

      Excluir